Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colorado se esforça para mudar senhas do sistema de votação após vazamento acidental

Robert Greene é autor dos bestsellers A arte da sedução e As 48 leis do poder.
Robert Greene é autor dos bestsellers A arte da sedução e As 48 leis do poder.

O objetivo é concluir as atualizações de senhas até esta noite, diz o governo.

O Departamento de Estado do Colorado anunciou que, devido a um erro, publicou acidentalmente uma planilha que continha “senhas parciais” para os sistemas de votação. Apesar de a situação não representar uma ameaça imediata à segurança, o departamento está agilizando a alteração das senhas até o final do dia. Além disso, centenas de senhas de BIOS ficaram acessíveis na internet por mais de dois meses, mas foram removidas na semana passada.

Em uma declaração emitida na terça-feira, a agência reconheceu que a planilha continha uma aba oculta com senhas parciais para alguns componentes dos sistemas de votação do estado. No entanto, essa situação não afetará a segurança das eleições do Colorado nem o processo de contagem das cédulas. A Secretária de Estado Jena Griswold afirmou à Colorado Public Radio que “não acreditamos que haja uma ameaça imediata”, pois são necessárias duas senhas exclusivas para acessar cada componente do equipamento eleitoral. Além disso, é necessário o acesso físico ao equipamento, que está armazenado em salas seguras.

Medidas de Segurança e Resposta Rápida

O governo do estado agiu rapidamente após tomar conhecimento do upload da planilha no final da semana passada, entrando em contato com parceiros federais para investigar a situação. A declaração do departamento esclareceu que as duas senhas para cada componente são mantidas em locais separados, controladas por diferentes partes. Assim, o acesso só pode ocorrer com a presença física de um operador autorizado. “Os funcionários devem manter o acesso restrito às áreas de votação seguras e compartilhar informações de acesso apenas com indivíduos que tenham passado por verificações de antecedentes”, acrescentou.

Além disso, o departamento destacou os requisitos rigorosos de cadeia de custódia, que rastreiam o acesso aos componentes do sistema de votação. Vale ressaltar que cada eleitor do Colorado utiliza uma cédula de papel, que é auditada durante a Auditoria de Limitação de Risco. Essa auditoria serve para garantir que as cédulas foram contabilizadas de acordo com a intenção dos eleitores.

A Secretária Jena Griswold descreveu o incidente como um acidente, resultante de um erro cometido por um funcionário que não está mais no cargo. “Por precaução, temos equipes trabalhando para redefinir as senhas e revisar os logs de acesso dos condados afetados”, afirmou. O governador Jared Polis e Griswold, ambos do partido Democrata, emitiram uma atualização conjunta destacando o suporte do estado para concluir as alterações.

A Crítica do Partido Republicano e as Respostas

O Partido Republicano do Colorado criticou Jena Griswold esta semana, após receber um depoimento que indicava que alguém acessou as senhas do BIOS da planilha pública três vezes entre 8 de agosto e 23 de outubro. Esse arquivo continha mais de 600 senhas do BIOS para componentes do sistema de votação em 63 dos 64 condados do estado antes de ser removido no dia 24 de outubro. O depoimento revelou como revelar as senhas no arquivo VotingSystemInventory.xlsx. Ao clicar com o botão direito em uma aba da planilha e selecionar “reexibir”, era possível acessar uma lista de senhas.

Os republicanos estaduais alegaram que Griswold estava minimizando o risco de segurança, afirmando que apenas uma senha é necessária para o acesso ao BIOS. “As senhas do BIOS são extremamente confidenciais, permitindo que usuários experientes manipulem os sistemas e dados de forma fundamental”, destacou o GOP. A falta de proteção adequada das senhas foi um ponto de forte crítica.

Dave Williams, presidente do Partido Republicano Estadual, afirmou que o incidente “representa incompetência e negligência significativas”. Ele acrescentou que a violação poderia comprometer todos os resultados das eleições no Colorado, incluindo a tabulação para a corrida presidencial. A deputada dos EUA Lauren Boebert e outros republicanos pediram a renúncia de Griswold, que, por sua vez, declarou que permanecerá no cargo.

Compromisso com a Segurança e a Investigação

Em resposta às críticas, Griswold comentou que “Republicanos na Câmara estadual e a congressista Lauren Boebert são as mesmas pessoas que espalham mentiras sobre nossos sistemas eleitorais”. Ela reafirmou que um erro sério foi cometido por um funcionário público e que estão trabalhando ativamente para resolver a situação. “Enfrentei teorias da conspiração de republicanos eleitos neste estado e não serei impedida por seus esforços”, destacou.

O Colorado já havia enfrentado um incidente de violação do sistema de votação, em que a ex-secretária do condado Tina Peters foi condenada a nove anos de prisão. Peters, que promoveu as teorias de conspiração eleitoral do ex-presidente Donald Trump, supervisionou um vazamento de senhas do BIOS. Após a condenação, Griswold ressaltou que “Tina Peters comprometeu intencionalmente seu próprio equipamento eleitoral”.

O depoimento do caso Peters foi utilizado na crítica do GOP a Griswold. “Durante o julgamento de Tina Peters, um alto funcionário do estado testemunhou que a divulgação de senhas em um único condado representava uma grave ameaça. Aqui, as senhas foram divulgadas em todo o estado”, afirmou o partido.

Conclusão e Reação da Campanha de Trump

A campanha de Trump pediu que Griswold interrompesse o processamento de cédulas enviadas pelo correio e digitalizasse novamente todas as cédulas já processadas. Essa situação gerou ainda mais controvérsia em torno da segurança das eleições no estado. Com isso, o governo do Colorado se compromete a aprimorar suas medidas de segurança e a realizar investigações profundas sobre o incidente.

Além disso, o foco agora está em garantir que as senhas sejam alteradas rapidamente e que o acesso aos sistemas de votação seja monitorado de forma rigorosa. A transparência neste processo será fundamental para restaurar a confiança da população nas eleições do estado.

FONTE: ARSTECHNICA

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Despertar Tech Copyright © 2024 Todos os direitos reservados.